Segredos do churrasco

Tem coisa mais gostosa do que reunir todo mundo para um bom churrasco? Seja você amante de uma boa picanha ou fã das opções vegetarianas, vale a pena ficar atento a alguns segredinhos que garantem o sucesso do seu assado!

Tipos de churrasqueira: a bafo, para usar com espeto ou a gás

A churrasqueira

A bafo, para uso com espeto ou a gás? Cada churrasqueira tem suas próprias “manhas”. As opções a gás permitem total controle da temperatura e são ideais para grelhar. Já as opções para uso de espeto ou a bafo exigem habilidade para manter o fogo ou as brasas acesas.

Faca, garfo e chaira: um bom assador sempre tem seus utensílios à mão

A faca

O principal instrumento do assador é uma boa faca. As melhores opções variam entre 8” e 12” e podem ter a lâmina forjada ou de aço inox. As inoxidáveis exigem menos cuidados, pois não enferrujam. O mais importante em relação à faca é mantê-la sempre limpa e afiada, então tenha uma boa chaira por perto.

O tempero

Para as carnes o sal é o melhor tempero. Quanto mais grosso o corte, maior a quantidade e mais grosso ele deve ser. Por exemplo: para grelhar um pedaço fino de entrecot você pode utilizar sal fino, já para uma peça de costela o sal grosso é a melhor opção. Para quem prefere os vegetais, um pouco de azeite de oliva e algumas ervas garantem um sabor especial.

O fogo

Controlar o fogo é uma arte. O excesso de labaredas pode tostar e ressecar o seu assado e o fogo muito baixo pode fazê-lo murchar. Para encontrar a temperatura ideal não utilize água, espalhe as brasas com a ajuda de um espeto.

Já dá para ir sentindo o aroma no ar…

As carnes

Para um bom churrasco as carnes devem ser frescas (nada de usar congelados). Os melhores cortes bovinos são picanha, fraldinha, contrafilé, alcatra, maminha e costela. E você também pode assar costelinhas suínas, coxas e asinhas de frango além de coraçõezinhos e linguiças para beliscar. Para não errar na quantidade, calcule cerca de 500g de carne por pessoa.

Os vegetais

Os vegetais mais comuns em churrascos são a cebola, o tomate e o pimentão, mas há muitos outros que ficam deliciosos, como o milho por exemplo. Neste caso, grelhe com a casca até que os grãos fiquem dourados. Aspargos, abobrinhas, cogumelos e batatas também ficam ótimos!

Compartilhar